Pedagogia 


Ao pedagogo, enquanto cidadão no mundo contemporâneo são requeridos conhecimentos e habilidades gerais de saber pensar, saber escutar, aprender a aprender, lidar com as tecnologias contemporâneas, ter iniciativa para resolver problemas, ter capacidade para tomar decisões, ser criativo, ser autônomo, estar em sintonia com a realidade contemporânea, ter responsabilidade social, Além de propiciar o desenvolvimentos desses conhecimentos e habilidades mais gerais, é necessário que o currículo do Curso de Pedagogia desencadeie a construção de conhecimentos e habilidades específicas como:

- Dominar princípios teórico-metodológicos das áreas de conhecimento que se constituam objeto de sua prática pedagógica.
- Saber elaborar, executar e avaliar planos de ação pedagógica que expressem os processos de trabalho desenvolvidos na instituição.
- Compreender a necessidade e saber empreender avaliação permanente do desempenho dos alunos, da instituição e do seu próprio trabalho.
- Saber utilizar multimeios disponíveis como recursos básicos para viabilizar a aprendizagem.
- Desenvolver trabalho coletivo, em interação com alunos, pais e outros profissionais da instituição.
- Incorporar as ações pedagógicas à diversidade cultural, étnica, sexual e religiosa de nosso povo.
- Articular ações dos diversos setores da instituição em que atua, em torno de projetos coletivos.
- Organizar e coordenar reuniões.
- Assessorar professores, alunos e pais de alunos.
- Compreender o desenvolvimento de processos de investigação, aí incluída a habilidade de selecionar abordagens, procedimentos e instrumentos de investigação.
- Articular resultados de investigações com a prática, visando ressignificá-la.
- Compreende-se aqui que a construção de conhecimentos e habilidades requeridas ao pedagogo se dá muito menos pelo acúmulo de conteúdos específicos que supostamente permitiriam a formação de habilidades específicas, que pelo desenvolvimento de uma dinâmica curricular que possibilite o exercício da autonomia e da criatividade, pela busca, pela escolha do próprio percurso a ser seguido.